Uma magistrada exemplar

José Salim*

 

Sem desmerecer quem quer que seja, integrante da categoria, o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Paulo Velten, apresentou o exemplar desempenho da juíza Arianna Saraiva, recentemente promovida da Comarca de Dom Pedro para a Comarca de Pinheiro. Testemunha presencial dos resultados obtidos pela magistrada no enxugamento da unidade judiciária, ele sugeriu que, quando possível, fosse esse o comportamento dos juízes, em suas jurisdições.

Elencou os benefícios que essa atitude traria para a imagem da Justiça, inibindo os reclamos, e, até mesmo, desconstituindo a impressão alimentada pela comunidade acerca da morosidade do Poder Judiciário. Ao longo de pouco mais de quatro anos, na Comarca de Dom Pedro, ela saneou a Comarca, reduzindo o número de processos, de tal modo que as decisões não atropelassem o direito de quem busca amparo legal para suas demandas. E que acredita que na Justiça está a solução dos seus problemas.

Indagada sobre a receita para alcançar estes resultados, a magistrada responde que tudo repousa no estímulo dado à equipe que auxilia o magistrado em sua função. Atenta à tramitação dos feitos, ela procurou mostrar aos auxiliares a importância da aplicação da Justiça e a imagem criada em torno do poder para merecer o respeito e a confiança da comunidade. Estimulada em seus brios, a equipe buscou corresponder à confiança da líder e, nessa associação de interesses, o trabalho evoluiu e os resultados foram alcançados.

Os números confirmados pelo presidente, em visita correcional, mostraram uma magistrada ágil no encaminhamento, líder na condução da equipe, sensível aos problemas sociais das partes e firme no sentenciamento dos feitos, qualidades contributivas para os resultados alcançados.

Na nova Comarca ela promete aprimorar os conceitos que utiliza na sua atuação. Disse saber que encontrará uma equipe afinada com os princípios que presidem a atuação do Poder Judiciário, o que facilitará a aplicação dos seus métodos de trabalho, que incluem complementar, auxiliar, incentivar, motivar e aproveitar o sistema organizacional legado pelo colega que a antecedeu. Seu objetivo: que a Comarca de Pinheiro se torne uma estrela no sistema judiciário da Baixada Maranhense. Ninguém duvida que conseguirá!

 

*José Salim é radialista, jornalista e advogado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *