O adeus a Nêga Carmem

Carmem Ribeiro da Silva, a Nêga Carmem, era militante do Movimento Negro no Maranhão

Aconteceu em São Luís, na manhã desta quinta-feira (30), o sepultamento da professora aposentada Carmem Ribeiro da Silva, de 68 anos. O enterro foi realizado às 11 horas no Cemitério da Pax, em Paço do Lumiar.

Nêga Carmem, como era mais conhecida, travava uma dura luta contra um câncer. Ela faleceu na manhã de quarta-feira (dia 29), no Hospital Aldenora Belo, onde estava internada.

Professora aposentada e também massoterapeuta, Nêga Carmem foi sepultada sob homenagens de amigos e familiares, e também de integrantes do Centro de Cultura Negra do Maranhão (CCN-MA), do Bloco Afro Akomabu, do Grupo de Mulheres Negras Mãe Andresa e de diversos outros movimentos sociais.

Filha de Teodora Ribeiro da Silva e de Manoel Tavares da Silva, Nêga Carmem nasceu em São Luís no dia 22 de setembro de 1954. Ela era também filha-de-santo do Terreiro Iemanjá (casa do saudoso Jorge Babalaô da Fé em Deus) e, por essa razão, ganhou homenagens também de abatazeiros e filhos e filhas de santo de diversas casas de culto e de representantes das casas tradicionais do Tambor de Mina do Maranhão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *