Realizada nesta sexta-feira (9), em Porto Velho (RO), a 28ª edição do Fórum de Governadores da Amazônia Legal. O governador Carlos Brandão participou do evento cujo objetivo é debater o fortalecimento da união dos estados que integram o Consórcio da Amazônia Legal na busca por benefícios regionais, de modo que todo o território da amazônico seja beneficiado.
A solenidade aconteceu no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho, sede do governo de Rondônia. Além dos titulares dos executivos estaduais, secretários de estado de várias pastas participam das câmaras setoriais, que irão definir pautas e reivindicações comuns das nove unidades da federação que compõem o Consórcio da Amazônia Legal, que é formado pelos sete estados da Região Norte, além de Mato Grosso e Maranhão.
O governador Carlos Brandão assinalou que o Fórum do Consórcio da Amazônia Legal é fundamental para o fortalecimento dos estados, garantindo a preservação da região aliada ao desenvolvimento sustentável.
“Hoje, inclusive, fizemos uma compra compartilhada de munições, com 60% de desconto, para fortalecer a segurança pública nos estados da região. Também houve o lançamento de um fundo da ONU para preservação ambiental. Ainda alinhamos sobre a COP30 e outros temas comuns à região”, informou o governador Carlos Brandão.
O Maranhão é o único estado que faz parte de três consórcios, por se localizar em uma região de transição entre o Nordeste, o Norte e o Centro-Oeste. Os secretários de Estado de Segurança Pública, Maurício Martins; da Agricultura e Pecuária, Flávio Viana; e o presidente do Instituto de Colonização e Terras do Maranhão, Anderson Ferreira, acompanharam o governador Carlos Brandão.
Anfitrião do fórum, o governador de Rondônia, Marcos Rocha, afirmou que a integração entre os estados da região vai resultar em uma vida mais digna à sociedade. Ele destacou ainda que por meio do consórcio já foi possível fazer uma economia de R$ 64 milhões na compra de munições para as polícias dos estados e que a cooperação técnica entre as forças policiais tem contribuído para o combate ao crime na região.
“Este fórum demonstra nossa força em construir um diálogo que culminará em mais políticas públicas ao meio ambiente, ao mesmo tempo em que elevamos potencialidades que impactam o desenvolvimento nacional”, disse Marcos Rocha.
Também participaram da abertura do fórum os governadores Mauro Mendes (MT), Gladson Cameli (AC), Wanderlei Castro (TO) e Antonio Denarium (RR). Os governadores dos demais estados enviaram representantes devido a problemas de agenda, incluindo o presidente do consórcio, Hélder Barbalho (PA).